sexta-feira, 28 de setembro de 2012

sobre musica


MÚSICA


Música
Já reparou como a música pode marcar datas importantes na nossa vida?
Pois é... Há a música da formatura, do casamento, do casal de namorados, aquela que os filhos mais gostam, as que dançamos nas comemorações na escola. Ih, existem várias!!!!
Portanto, como a música marca várias ocasiões, nada mais justo do que ter um dia só para ela... E também para os músicos, é claro!
Assim, o dia 22 de novembro é comemorado o dia do músico e da música.
A profissão
Ser músico é uma profissão de nível universitário e quem a escolhe precisa ter algumas características básicas, como por exemplo, ser criativo e saber compor, interpretar e executar melodias.
Existe o músico popular, que pode atuar como instrumentista e arranjador, e o músico erudito, que tem como opções as áreas instrumental, de composição e de regência.
Entrar neste mercado de trabalho exige muito do interessado e isso torna-se um desafio para quem realmente gosta da música.
Para compensar, existem muitas áreas de atuação, veja só:  além de poder ser um profissional liberal e autônomo, o músico poderá trabalhar em rádios, televisão, teatro, cinema e agências de publicidade. Se optar por uma carreira erudita, terá opções de reger orquestras e corais na composição instrumental ou vocal. Também poderá lecionar em escolas de música ou instituições de ensino superior.
As áreas que mais têm crescido nos últimos tempos são: produção de jingles, trilha sonora e linguagem musical computadorizada.
Para exercer a profissão de músico é necessário obter o registro junto à Ordem dos Músicos do Brasil, entidade que regulariza e fiscaliza a profissão de músico em todo o País. A profissão foi regulamentada pelo decreto 3857, de 22/12/1966.
Conheça alguns estilos:
Sertaneja - O primeiro registro da música sertaneja no Brasil surge na década de 10, com Cornélio Pires que tinha o hábito de trazer para os grandes centros os costumes dos caipiras, entre esses costumes sua música bem caracterizada. O primeiro registro de um grupo de música Sertaneja foi datado de 1924, com a "Turma Caipira de Cornélio Pires", formada por violeiros como Caçula e Sorocabinha  outros importantes para a época. Daí para frente vieram as duplas que também ficaram conhecidas e a mais popular da época foi Alvarenga e Ranchinho. Hoje várias duplas fazem sucesso e atingem um público variado, como por exemplo, Chitãozinho e Xoróro, Zezé de Camargo e Luciano, o cantor Daniel, Leonardo, etc.
Samba - A partir da  década de 30 um ritmo alegre, cativante surge na vida do brasileiro e ninguém imaginaria que ia fazer tanto sucesso. Esse ritmo é o samba, que chegou ao Brasil trazido pelos escravos é a "cara" do Brasil. O termo "samba" provavelmente tem origem no nome "semba", que significa "umbigada", devido ao modo como é dançado. Como exemplos de sambistas antigos, mas muito conhecidos temos: Cartola, Nelson Cavaquinho, Zé Keti e Clementina de Jesus. Da geração mais recente: Martinho da Vila, Bezerra da Silva, Clara Nunes e Beth Carvalho.
Forró – este estilo de música tem também origem africana, mas também tem traços de danças européias. A origem do nome é controversa, mas a versão mais popular para explicar seu nome é que vem de "For All", que significa “para todos” em inglês. Este termo estaria escrito nas nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do século, quando eles vieram para cá construir ferrovias. Como você pode perceber, tudo começou no nordeste e foi Luiz Gonzaga o precursor desse ritmo no sul e sudeste.
Bossa nova - No final da década de 50 um novo ritmo marca a juventude da época: a bossa nova... "Bossa", na gíria carioca da época significava "jeito", "modo" de fazer algo de forma diferente e original e a "bossa nova" é a expressão que surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo. Para esse grupo a música no Brasil estava assim, com melodias tristes e com ritmo repetitivo, portanto precisava re renovação. A música que marcou essa mudança foi "Chega de Saudade", de João Gilberto. Com ele vieram outros: Nara Leão, Carlinhos Lyra, Tom Jobim, reconhecidos até hoje por seu talento.
MPB - A Música Popular Brasileira tem uma história rica, que começa nos anos 70 em que o país estava sob o julgo da ditadura militar e tentava refletir os sonhos de uma geração que precisava de mudanças e acreditava na liberdade. No cenário musical da época circulavam inicialmente cantores conhecidos até hoje: João Bosco, Aldir Blanc, Fagner e Belchio. A MPB venceu os tempos difíceis e evoluiu, ganhado reconhecimento internacional. Vários desses músicos ainda estão presentes, nem que seja somente em nossas lembranças: Gonzaguinha, Ivan Lins, Benito de Paula, Simone, Rita Lee, Raul Seixas, Novos Baianos, Tim Maia, Paulo Diniz, Antonio Carlos e Jocafi, João Bosco, Aldir Blanc, Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, etc.
Reggae – O reggae teve origem a Jamaica, nos anos 60 e representa uma mistura de vários estilos e gêneros musicais desde a música folclórica da Jamaica até ritmos africanos. No Brasil o reggae entrou com força principalmente na década de 70, período em que músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor são influenciados pelo estilo musical jamaicano. Na década de 80, é a vez do rock se unir ao gênero da Jamaica, nas letras do grupo Paralamas do Sucesso. Na década de 90, surgem vários músicos e bandas. Podemos citar como exemplo : Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.
Axé - O termo "axé" é uma saudação religiosa usada na umbanda e candomblé, mas depois que o ritmo chegou ao sudeste do país ficou conhecido como "axé music" e encanta milhões de pessoas, no Brasil e no exterior. A década de 90 foi dominada pela Axé Music, e vários muísicos e bandas se destacaram: Daniela Mercury, Banda Eva, Chiclete com Banana, Araketu, Cheiro de Amor e É o Tchan. Juntos venderam 3,4 milhões de discos.
Hip Hop - Movimento cultural iniciado no final da década de 70 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas nos grandes centros urbanos.  Representa uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades. No Brasil o hip hop começa com força em São Paulo, a partir de encontros na rua 24 de Maio e no metrô São Bento, de onde saíram muitos artistas reconhecidos como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MCs, MV Bill, Doctors MCs, Shary Laine, M.T. Bronks, Rappin Hood, entre outros.
Curiosidade
A canção Fácil, do grupo Jota Quest foi feita atendendo aos pedidos da mãe do vocalista Rogério Flausino. Ela sugeriu que fosse composta uma música com o refrão "fácil, extremamente fácil" para que todas as pessoas pudessem cantar juntas.
(fonte: Guia dos Curiosos)

comemorações do mes :


Setembro

01 Dia do Profissional de Ed. Física
02 Dia do Repórter Fotográfico
03 Dia do Biólogo
05 Dia da Juventude
05 Dia da Amazônia
05 Dia do Oficial da Farmácia
06 Dia do Barbeiro
06 Dia do Alfaiate
07 Dia da Independência do Brasil
08 Dia da Alfabetização
09 Dia do Veterinário
12 Dia Nacional da Recreação
17 Dia da Compreensão Mundial
18 Dia dos Símbolos Nacionais
19 Dia do Comprador
19 Dia do Teatro
20 Dia do Pombo da Paz
20 Dia do Funcionário Municipal
21 Dia da Árvore
21 Dia do Radialista
22 Início da Primavera
22 Dia da Banana
23 Dia do Soldador
23 Dia do Sorvete
23 Signo de Libra
25 Dia da Tia Solteirona
25 Dia do Trânsito
27 Dia do Encanador
27 Dia do Cantor
27 Dia Mundial do Turismo
29 Dia do Anunciante
29 Dia do Policial
30 Dia da Secretária
30 Dia Mundial do Tradutor

Abril

01 Dia da Mentira
02 Dia do Propagandista
02 Dia Internacional do Livro Infantil
07 Dia Mundial da Saúde
07 Dia do Jornalismo
08 Dia da Natação
08 Dia do Correio
08 Dia Mundial de Combate ao Câncer
10 Dia da Engenharia
13 Dia do Hino
13 Dia dos Jovens
13 Dia do Office-Boy
14 Dia Pan-Americano
16 Dia Mundial da Voz
18 Dia Nacional do Livro Infantil
18 Dia de Monteiro Lobato
19 Dia do Exército Brasileiro
19 Dia do Índio
21 Signo de Touro
21 Dia do Metalúrgico
21 Aniversário de Brasília
21 Dia da Polícia Civil
21 Tiradentes
22 Descobrimento do Brasil
22 Dia da Terra
23 Dia de São Jorge
23 Dia Internacional do Livro
24 Dia Internacional do Jovem Trabalhador
25 Dia do Contabilista
26 Dia da Primeira Missa no Brasil
26 Dia do Goleiro
27 Dia do Sacerdote
27 Dia da Empregada Doméstica
28 Dia da Educação
28 Dia da Sogra
30 Dia do Ferroviário

Maio

01 Dia do Trabalho
02 Dia Nacional do Ex-Combatente
03 Dia do Sol
03 Dia do Taquígrafo
05 Dia Nacional das Comunicações
06 Dia do Cartógrafo
07 Dia do Oftalmologista
07 Dia do Silêncio
08 Dia do Artista Plástico
08 Dia Nacional do Pintor
08 Dia Internacional da Cruz Vermelha
10 Dia do Campo
10 Dia da Cozinheira
10 Dia da Cavalaria
10 Dia do Guia de Turismo
12 Dia Mundial da Enfermeira
13 Abolição da Escravatura
13 Dia do Automóvel
13 Dia das Mães
14 Dia do Seguro
15 Dia do Gerente de Banco
15 Dia da Assistência Social
16 Dia do Faxineiro
16 Dia do Gari 
17 Dia Internacional das Telecomunicações 
18 Dia dos Vidreiros
18 Dia Mundial dos Museus
21 Dia da Língua Nacional
22 Dia do Apicultor
22 Signo de Gêmeos
24 Dia do Preso
24 Dia Nacional do Café
24 Dia da Infantaria
24 Dia do Vestibulando
25 Dia do Trabalhador Rural
25 Dia do Massagista
25 Dia da Indústria
27 Dia do Profissional Liberal 
29 Dia do Policial
29 Dia do Geógrafo
29 Dia do Estatístico
30 Dia do Geólogo
30 Dia das Bandeiras
30 Dia do Comissário de Bordo
30 Dia do Decorador

Junho

01 Dia da Imprensa
05 Dia Mundial do Meio Ambiente
07 Dia da Liberdade de Imprensa
08 Dia do Citricultor
08 Dia das Empresas Gráficas
09 Dia do Porteiro
09 Dia de Anchieta
09 Dia do Tenista
10 Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
11 Batalha Naval de Riachuelo
11 Dia da Marinha Brasileira
11 Dia do Educador Sanitário
12 Dia dos Namorados
13 Dia do Turista
13 Dia de Santo Antônio
14 Dia do Solista
15 Dia do Paleontólogo
17 Dia do Funcionário Público Aposentado
18 Dia do Químico
20 Dia do Revendedor
20 Início do Inverno
21 Dia do Intelectual
21 Dia da Mídia
21 Dia da Música
22 Signo de Câncer
24 Dia do Caboclo
24 Dia de São João
24 Dia do Mel
25 Dia do Imigrante
29 Dia de São Pedro
29 Dia do Chaveiro
29 Dia do Pescador
29 Dia da Telefonista
30 Dia do Caminhoneiro

Julho

19 Dia da Caridade
19 Dia Nacional do Futebol
20 Dia do Amigo
23 Dia do Guarda Rodoviário
23 Signo de Leão
25 Dia do Colono
25 Dia do Motorista
25 Dia do Escritor
26 Dia do Detetive Particular
26 Dia da Vovó
27 Dia do Despachante
27 Dia do Motociclista
28 Dia do Agricultor

Agosto

17 Dia do Patrimônio Histórico
19 Dia do Artista de Teatro
19 Dia Mundial da Fotografia
21 Dia da Habitação
22 Dia do Folclore
24 Dia do Artista
24 Signo de Virgem
24 Dia da Infância
25 Dia do Feirante
25 Dia do Soldado
27 Dia Nacional do Psicólogo
27 Dia do Corretor de Imóveis
28 Dia do Bancário
28 Dia da Avicultura
29 Dia Nacional do Combate ao Fumo
31 Dia do Nutricionista

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

atividades de portuges


Escrever -ão, ou -am?...


Este ditongo pode escrever-se de duas maneiras:

  • nos verbos emprega-se
    • -ão em sílaba tónica: estarão
    • -am em sílaba átona: estavam
  • nas restantes classes de palavras (nomes, adjectivos, etc.) emprega-se sempre -ão: irmão, canção, lição.
Em resumo: a grafia -am só se emprega nas sílabas átonas de formas verbais.

Eles er irms gémeos mas n eram nada parecidos.
Ontem chegar tarde, amanhã chegar a horas.
No sót lá de casa as crianças encontr de tudo um pouco.
Quando descer a escada agarrar-se bem ao corrim.
Esta manhã falar muito, logo à tarde falarmenos.
O Cristóv e o Estêv sair deste clube no próximo ano.
O irm e a irmã n quiser aceitar a sugestdos pais.
N sejas t antipático sen os amigos fugirde ti.
A vossa participaç e motivaç durante a última liç entusiasmar o professor.
O c do capit é ferocíssimo.
Viita

Maiena

Vaio

Enraiar

Timide 

Vaar

Realiar

Analie

Quier


palhac_1.gif



Lembra-te:
Os nomes indicam seres - pessoas, animais, objectos, elementos da natureza, sentimentos...
Os adjectivos designam características ou qualidades dos nomes.
Os verbos referem acções.

  1. Das palavras seguintes, uma não pertence à classe dos adjectivos.
    1.   Alegre
    2.   Claro
    3.   Velho
    4.   Barulhento
    5.   Faro
  2. Uma das palavras seguintes não é um nome.
    1.   Pobreza
    2.   Indefesa
    3.   Duquesa
    4.   Princesa
    5.   Tristeza
  3. Qual das palavras seguintes não é um nome?
    1.   De
    2.   Tesoura
    3.   Computador
    4.   Filho
    5.   Menino
  4. Qual das palavras seguintes não é um adjectivo?
    1.   Velhice
    2.   Ligeiro
    3.   Redondo
    4.   Fresca
    5.   Amável
  5. Qual das palavras da lista não é um verbo?
    1.   Alguidar
    2.   Agrupar
    3.   Escutar
    4.   Ligar
    5.   Concluir
    6. Exemplo: candeeiro - can-de-ei-ro                                               
      compasso - 
      admitir - 
      imortal - 
      advertência - 
      serpente - 
      aula - 
      surpreender - 
      técnico - 
      queijo - 

      X e CH

      Uso de X e CH

      Depois de ditongos normalmente se emprega x.
      Exemplos: enxame, enxoval.

      Os verbos encher, encharcar e derivados escrevem-se com ch.

      Depois da silaba me - emprega-se x
      Exemplos: mexilhão, mexerico.

      Mecha e derivados escrevem-se com ch.

      Palavras de origem africanas e indigenas são grafadas com x.
      Exemplos: xangô, xará, xavante.
      Caorro

      Caia

      Maado

      uveiro

      Meicano

      Enoval

      arope

      uva

      Faina

      Chuu

      ulé

      Meer

      Meerica


atividade de portugues e de matematica


Assinale as respostas corretas e no final da página clique em "Verificar" para saber sua pontuação.
t1.PNG

q1.PNG
A alternativa correta é a letra 


q2.PNG
A alternativa correta é a letra 


t2.PNG

q3.PNG
A alternativa correta é a letra 


q4.PNG
A alternativa correta é a letra 


q5.PNG
A alternativa correta é a letra 


t3.PNG

q6.PNG
A alternativa correta é a letra 


q7.PNG
A alternativa correta é a letra 


t4.PNG

q8.PNG
A alternativa correta é a letra 


q9.PNG
A alternativa correta é a letra 


q10.PNG
A alternativa correta é a letra 


t5.PNG


q11.PNG
A alternativa correta é a letra 


t6.PNG


q12.PNG
A alternativa correta é a letra 


q13.PNG
A alternativa correta é a letra 


q14.PNG
A alternativa correta é a letra 


t7.PNG


q15.PNG
A alternativa correta é a letra 


q16.PNG
A alternativa correta é a letra 


t8.PNG


q17.PNG
A alternativa correta é a letra 


q18.PNG
A alternativa correta é a letra 


t9.PNG


q19.PNG
A alternativa correta é a letra 


q20.PNG
A alternativa correta é a letra 


t10.PNG


q21.PNG
A alternativa correta é a letra 


q22.PNG
A alternativa correta é a letra 

atividades de portuges


A-Leia o texto e responda:

Jaguatirica.
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Nome popular: Jaguatirica
Nome científico: Leopardus pardalis
Habitat: Florestas
Hábitos alimentares: Carnívoro
Preríodo de vida: Aproximadamente 20 anos.

            A  jaguatirica é im felino de médio porte, podendo pesar entre 11.3 a 15.8 kg. O seu pelo é denso e curto de cor amarelo claro a castanho ocráceo e é todo pintado exceto na região ventral, em que a coloração é esbranquiçada. Estas manchas negras formam rosetas e seguem até a cauda.
            Os machos são maiores que as fêmeas.

O texto tem por finalidade
discutir a importância do animal.
  1. Dar informações sobre a jaguatirica.
  2. Contar histórias sobre a jaguatirica.
  3. Orientar como cuidar da jaguatirica.
B-Leia o texto para responder à questão:

CARDÁPIO DA SEMANA

SEGUNDA-FEIRA _ 01/09/2008
Pratos quentes: contra filé acebolado, frango a passarinho, torta de ricota com salame, purê de batata, risoto de aspargo, arroz branco e farofa.
Sobremesa: pudim de laranja, pavê de abacaxi e frutas.

TERÇA-FEIRA – 02/09/2008
Pratos quentes: costela bovina assada, lombo grelhado, creme de milho, suflê de legumes, arroz de carreteiro, arroz branco e mandioca.
Sobremesa: torta de limão, pudim de Maria-mole e frutas.

QUARTA-FEIRA – 03/09/2008
Pratos quentes : escalopinho, moqueca de peixe, quiche de abobrinha, pirão, risoto de camarão, arroz branco e cromesquim.
Sobremesa: torta paulista, musse de chocolate branco e frutas.

QUINTA-FEIRA- 04/09/2008
Pratos quentes: maminha assada, frango com catupiry, brócolis ao alho e óleo, torta de batata, arroz de mestre, arroz branco e batata palha.
Sobremesa: torta de bombom “ sonho de valsa”, musse de maracujá e frutas.

SEXTA-FEIRA 05/09/2008
Pratos quentes: lagarto com molho de laranja, bisteca suína, couve com bacon, virado à paulista, arroz gratinado, arroz branco e terrine de legumes.
Sobremesa: torta de maçã, pavê de “bis” e frutas.


O texto acima está organizado em forma de uma lista com as informações apresentadas na seguinte seqüência:

a.       datas dias da semana e alimentos que serão servidos.
b.      Dias da semana, datas e alimentos que serão servidos.
c.       Alimentos que serão servidos, dias da semana e datas.
d.      Datas, alimentos que serão servidos, dias da semana.

C- Leia o texto e responda à questão:

            Querido pai,
            Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora.
            Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupas pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
            Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
            Um beijo da Rebeca.

A palavra “viu”, grifada no texto, indica que a Rebeca faz uma 
pergunta para :
  1. O pai
  2. A mãe
  3. A menina
  4. A mala.
D- Leia o texto e responda

            Querido pai,
            Não deu para eu cumprir a promessa. A Mãe foi mesmo embora.
            Mas a mala dela ficou. E eu acho que assim, sem mala, sem roupas pra trocar, sem escova de dente, não vai dar pra Mãe ficar muito tempo sem voltar. Não sei. Vamos ver.
            Eu arrastei a mala e escondi ela debaixo da sua cama, viu?
            Um beijo da Rebeca

Para Rebeca, o fato de a Mãe ter deixado a mala em casa, indica que ela

  1. pode voltar
  2. quer voltar
  3. decidiu voltar
  4. não voltará
E – Leia o texto escrito por Amyr Klink sobre sua viagem à Antártica, a bordo do Parati.
           
            Voltando às milhas restantes e aos longos meses ainda por vir: eu sabia que não os atravessaria com o mesmo conforto e isso por outra razão. O tempo até então se mostrara difícil – nenhuma visibilidade, muito gelo, vento forte -, mas não violento. Nada ainda de ondas monumentais, ventos diabólicos, essas coisas de que tanto falam e que por certo viriam. E, quando viessem, se por alguma razão o Parati capotasse, seria melhor não diesel incandescente aceso no interior. Mas eu gostava do foguinho – como chamava o aquecedor -, e enquanto a situação permitisse o manteria vivo.

A expressão sublinhada pode ser substituída, sem prejudicar o sentido do texto, por

 a. afundasse
 b.desligasse
 c.  tombasse
 d. furasse

F– Leia o texto e responda à questão:

O Rio Tietê percorre o estado de São Paulo de leste a oeste. Nasce em Salesópolis, na Serra do Mar, a 840 metros de altitude e não consegue vencer os picos rochosos rumo a litoral. Por isso, ao contrário da maioria dos rios que correm para o mar, segue para o interior, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo e percorre a 1.100 quilômetros, até o município de Itapura, em sua foz no rio Paraná, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

O Rio Tietê nasce
a. no litoral do estado de São Paulo.
b. na região Metropolitana de São Paulo.
c. na cidade de Salesópolis, em São Paulo.
d. no estado do Mato Grosso do Sul.

G- Leia o texto para responder à questão:

                              Em harmonia com a natureza

            Todas as manhãs, Laila Soares, 17, entra na internet para ver qual lição de casa do dia. De dentro de sua casa no inerior de Goiás, feita de barro, areia e palha, ela se comunica com seus professores na Austrália e discute com outros alunos os tópicos do fórum da semana. Além das aulas convencionais, como biologia e matemática, ela estuda mitologia e a condição da mulher na sociedade.
            À tarde, se dedica a tocar violão, pintar ou cuidar das plantas. Duas vezes por semana, ela visita escolas onde dá aulas para alunos e professores com o intuito de promover a sustentabilidade.
            Sustentabilidade significa gastar menos do que a naturez aconsegue repor. Este é o conceito por trás das ecovilas, comunidades nas quais as ações sustentáveis vão muito além da reciclagem do lixo.
             Ela mora no Ecocentro Ipec (Instituto de èrmacultura e Ecovilas do Cerrado), uma ecovila a três quilômetros de Pirenópolis criada a dez anos por seu pai, brasileiro, e sua mãe, australiana.
            Atualmente, há cerca de 20 pessoas morando no local. Mas na época dos cursos o número de residentes pode subir para 150. “Recebemos gente do mundo inteiro. Estou sempre conhecendo culturas novas e fazendo novos amigos.”
            Mas não é só nos encontros que Laila expande seus horizontes. Frequentemente, acompanha os pais em trabalho ao redor do mundo. “Por isso optamos pela escola a distância”, explica. “Assim, posso viajar e continuar estudando”.

De acordo com as informações contidas  no texto, é possível dizer que

  1. Laila estuda em uma escola pública e mora na Austrália
  2. Laila estuda pela televisão e mora em Pirenópolis
  3. Laila es tuda pela internet e mora em uma ecovila
  4. Laila não estuda e mora na Austrália.