quarta-feira, 24 de outubro de 2012

portugues

1-o lobo e o cão

Um lobo e um cão encontraram-se num caminho.Disse o lobo:
-Companheiro, voce esta com otimo especto: gordo, o pelo lustroso... Estou ate com inveja...
-Ora, faça como eu. Respondeu o cão.
-Arranjei um bom amo. Eu tenho comida na hora certa, sou bem tratado... Minha única obrigação é latir a noite quando aparecem ladrões. Venha comigo e voce tera o mesmo tratamento.
O lobo achou ótima a ideia e se puseram a caminho. Mas de repente o lobo reparou numa coisa.
-o que é isso no seu pescoço, amigo?Parece um poco esfolado... Observou ele.
-Bem. Disse o cão - isso é da coleira sabe? Durante o dia meu amo me prende com uma coleira, que é para eu não assustar as pessoas que vem visité-lo. O lobo despediu-se do amigo ali mesmo:
-Vamos esquecer. Disse ele. - Prefiro minha liberdade e a sua fartura.

2-estudando o texto

3- De acordo com o texto O lobo e o cão, responda as perguntas abaixo:

a)o que disse o lobo ao encontrar o cão?

R:

b)que motivos o cão enumerou para convencer o lobo de que a vida que levava era melhor que a dele?

R:

c)o que o lobo observou no pescoço do cão?

R:

d)por que o lobo desistiu de acompanhar o cão?

R:

e)na sua opinião, por que razão o cão aceitava a vida que lhe ofereciam?

R:

4-o que achou da atitude do lobo?

R:

5-os dois animais demonstraram, na historia, algumas qualidade. Quais são elas?Justifique.

R:

6-nas duas frase identifique a fala do lobo e a do cão desenhando ou escrevendo em baixo de cada frase o nome do personagem correspondente (cão ou lobo)

  -vamos esquecer. Prefiro minha liberdade a sua fartura.



  -o que é isso no seu pescoço, amigo? Parece um pouco esfolado...



7-toda fabula transmite um ensinamento. Escreva qual ensinamento que a fabula O lobo e o cão esta transmitindo.

8-esse tipo de ensinamento ou lição de moral é conhecido como proverbio ou dito popular.

a)escreva nas linhas abaixo alguns proverbios que voce conhece


b)escreva nas linhas abaixo o que cada proverbo quer dizer.


atividade do livro linhas entre linhas 4° ano pag 12,13,14 e 16

















Nenhum comentário:

Postar um comentário