segunda-feira, 6 de maio de 2013

portugues


A boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: “É minha!”
— “É minha!” a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .
BILAC, Olavo. Olavo Bilac: obra reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.

De olho no texto

1. Quais são os brinquedos que aparecem no poema?
2. Por que as meninas iniciaram uma briga?
3. Quem mais sofria nessa briga? Por quê?
4. Quem ficou com a boneca no final da briga? Por quê?
5. Se você pudesse dar um conselho às meninas para ajudá-las nesse episódio com a boneca,qual seria?
______________________________________________________________________
6. Os poemas são organizados em versos e estrofes.
- Quantas estrofes há no poema A boneca?
- Quantos versos há em cada estrofe?
7. Copie da 1ª estrofe as palavras que rimam.
________________________________________________________________________
__________________________________________


DE CARTA EM CARTA
“Seu Governo,
Meu avô trabalhou a vida inteira e está muito cansado. Precisa descansar e não aguenta mais
ficar suando no calorão do sol. Precisa se sentar para ficar olhando o mar, tomando água de coco
e pensando na vida. Ou conversando e jogando dominó com os amigos, debaixo de alguma das
árvores que ele plantou. Não quer se preocupar mais com trabalho.
Ele tem direito, sabe? E sabe também? Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores
e os canteiros. Pergunte a qualquer um dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta
mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar. E, se eu tiver que ajudar,
acabo não indo à escola.
Quem disse que ele tem direito foi a minha professora. Ela é bonita e sabe muitas coisas. Ela
ensina para muita gente. Pode até lhe ensinar, senhor governo. Se você precisar aprender com ela,
vou lhe explicar: a escola fica em frente à igreja e ainda tem umas carteiras vazias na minha sala.
Mas no time de futebol, não tem lugar. Só se for no banco de reserva. Ou se o cara jogar mesmo
muito bem.
Responda logo, porque meu avô José está velhinho e não aguenta mais esperar muito tempo.
Atenciosamente,
Pepe”
MACHADO, Ana Maria. De carta em carta. São Paulo: Salamandra, 2002. p. 27.
De olho no texto
1. Por que o menino diz que o avô está muito cansado?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Quais são as atividades que o menino acha que o avô deve fazer agora?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
3. Qual o objetivo do menino ao escrever essa carta?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
4. Para quem o garoto escreve a carta? Quem você acha que são as pessoas que irão responde-la?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
5. Releia esse trecho:
Ele é o melhor jardineiro do bairro, venha só ver as flores e os canteiros. Pergunte a qualquer um  dos canteiros do Seu José. Mas agora ele não aguenta mais cuidar das plantas o tempo todo, tem horas que prefere descansar.
a) Qual é a provável profissão do avô?
________________________________________________________________________
b) Quem é o Seu José, que aparece citado no trecho acima?
________________________________________________________________________
c) A partir da leitura do texto, é possível saber se o avô é um bom profissional? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6. Que palavra o menino usou para se despedir do Governo no final da carta?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Pensando nessa forma de despedida, você acha que o menino usou uma linguagem mais formal ou mais informal? Por que ele fez essa escolha?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
8. No decorrer da carta, o menino acaba tratando com o governo assuntos que não são sobre o seu avô. Você acha que o governo irá se interessar por esses assuntos? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
9. Relembre a estrutura das cartas que você já leu. Que partes estão faltando na carta do menino?
________________________________________________________________________

1. Neste bimestre, você analisou a letra M e a letra N. Pensando nas descobertas que você fez,leia o texto abaixo e descubra os cinco erros de ortografia que foram cometidos por uma criançaque ainda não fez esse estudo.

Querida vovó,
Estamos todos adoramdo as férias! A praia é limda e os passeios de barco no mar são inperdíveis!
Estamos semtindo falta dos seus carinhos e daquele macarrão gostoso que só você sabe fazer!
Um beijo

                                                         Laura
2. Reescreva o texto, fazendo as correções.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________




O cágado e a fruta

Contam que havia no mato uma fruta que todos tinham vontade de comer; mas era proibido comer a tal fruta sem primeiro saber o nome dela.
Só uma mulher naquelas paragens sabia esse nome; todos tinham de ir à casa dela perguntar e voltavam para comer a fruta, mas quando chegavam ao pé já não se lembravam mais do nome. Assim sucedeu com todos os bichos, que iam, vinham, e nada de conservarem na memória o tal nome da fruta.
Faltava, entretanto, o amigo cágado, e os outros foram chamá-lo para ele ter a sua vez.
Mas todos caçoavam e riam-se, dizendo: «Todos os outros não acertaram, quanto mais ele!...
Amigo cágado partiu munido de uma violinha e, quando chegou à casa da mulher, perguntou o nome da fruta.
Ela disse: «boyoyô-boyoyô-qui zama-quizu-boyoyô-qui-zama-quizu». Mas a mulher, depois que cada bicho ia se retirando já em alguma distância, punha-se de lá a bradar: «Oh! Amigo fulano ou sicrano, o nome não é esse, não!», e dizia outros nomes; o bicho se atrapalhava e, ao chegar perto da fruta, não sabia mais o verdadeiro nome.
Com o cágado não foi assim, porque ele puxou da sua violinha, deitou a cantar o nome da fruta até o lugar da árvore e venceu a todos.
Amiga onça, que já lá estava à sua espera, disse-lhe com ares amáveis: «Amigo cágado, como você não pode trepar, deixe que eu trepe na árvore para tirar as frutas, e você em pagamento me dá algumas».
O cágado, que na verdade estava embaraçado para subir nos galhos, consentiu.
A onça subiu, encheu o seu saco de frutas e largou-se sem lhe dar nenhuma. O cágado, muito zangado, largou-se atrás. Chegando os dois a um rio cheio d›água, ele disse à onça: «Amiga onça, aqui você me dê o saco para eu passar, que sou melhor nadador, e você passa depois».
 A onça concordou, mas o sabido, mal se viu da outra banda, sumiu, ficando a onça lograda.
Formou ela então o plano de matar o cágado, por vingança; ele soube e meteu-se debaixo de uma grande raiz de árvore, na qual ela costumava descansar.
Aí chegando, a onça pôs-se a gritar: «Amigo cágado! Amigo cágado!...»
O sabido respondeu ali de pertinho: «Oi!»
A onça olhava para um e outro lado, mas não via ninguém. Que diabo era isso, dizia ela consigo. Ficou muito espantada e pensou por fim que era a sua cauda que respondia. Entrou de novo a gritar, e sempre o cágado respondendo: «oi», ao que ela replicava:
— Cauda, cala a tua boca, senão eu te castigo!
Aconteceu que o macaco vinha passando e a onça lhe contou a desobediência da sua cauda, pedindo-lhe que a açoitasse, pois que ela não o podia fazer bem.
O macaco riu-se e tão bem desempenhou a missão de que se via encarregado que matou a onça a pauladas.
O cágado então saiu do esconderijo, deu-se por satisfeito e viveu dali por diante muito feliz e na melhor paz com todos os outros bichos.
Carmen Dolores. Lendas brasileiras; coleção de 27 contos para crianças. São Paulo: Sá Editora, 2006,
1. Por que os animais não podiam comer as frutas?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
2. Somente uma mulher sabia o nome da fruta.
a) Como era o nome da fruta que ela informava aos animais?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
b) Você acha que ela queria mesmo informar o nome da fruta aos animais? Explique sua resposta.
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

3. Muitos animais não acreditavam que o cágado conseguiria memorizar o nome da fruta, pois geralmente esse animal tem uma característica marcante nas histórias. Marque com um X a característica que combina com um cágado:
( ) rápido
( ) lento
4. Como o cágado conseguiu memorizar o nome da fruta?
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
5. Há também outras situações em que o cágado consegue enganar uma outra personagem, a
onça, e se dá bem. Explique como ele engana a onça:
a) para ficar com o saco de frutas;
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________

b) para não ser morto quando a onça quer vingar-se dele.

________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
6. Como o cágado acaba vencendo a onça?
( ) usando a esperteza
( ) usando a força bruta0800 13 0033

7. Em um conto há sempre uma parte mais emocionante, em que as personagens passam por perigos ou aventuras. Qual o nome que damos a essa parte?
( ) situação inicial
( ) conflito
( ) desfecho

Nenhum comentário:

Postar um comentário